DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS-CAMPUS V
Colegiados de Línguas Portuguesa, Espanhola e Inglesa e suas respectivas Literaturas
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIOS INTERDISCIPLINARES DOS CURSOS DE LETRAS CAMPUS V/UNEB 1. Finalidades Este documento objetiva apresentar propostas para a estruturação e funcionamento dos componentes disciplinares Seminários Interdisciplinares de Pesquisa (NEI) e Núcleo de Estudos Interdisciplinares, Pesquisa e Prática do Ensino 2. Freqüência As Apresentações de SIP e NEI são coordenadas pelos professores que ministram os componentes e têm o objetivo de estimular e orientar todos os alunos às apresentações públicas (fundamental a qualquer professor e pesquisador). Portanto, é condição sine qua non, ou seja, condição indispensável e essencial a todo e qualquer aluno, sendo obrigatória a participação destes aos seminários, inclusive como ouvintes das avaliações dos demais colegas, dando oportunidade para o discente conhecer os trabalhos que estão sendo desenvolvidos no curso. · Obrigatória, que irá acontecer no final de todos os semestres. · Freqüência mínima exigida em cada semestre: 75% 3. Das Atribuições dos Professores de SIP e NEI Entre as atribuições dos professores de SIP e NEI estão: 1º. Orientar seus alunos quanto à modalidade de apresentação, organização e desenvolvimento da atividade final que deverá ser apresentada no Seminário Interdisciplinar (como: seminários, palestras, mesas redondas, conferências, etc.); 2º. Dividir os alunos em grupos, segundo suas áreas afins, selecionando por equipe um componente do semestre para desenvolverem uma apresentação sobre a temática escolhida juntamente com o professor orientador, que deverá orientar os alunos para que busquem a outros professores para indicação bibliográfica e recorte temático. A temática deverá abordar questões relacionadas com o componente escolhido tomando por base o eixo do Semestre. Portanto, todos os componentes serão contemplados e todos os professores do semestre deverão auxiliar a equipe de seu componente indicando bibliografia, sugerindo recortes e exemplos/modelos/práticas, etc. As equipes dividirão as atividades das apresentações entre todos, evidenciando que estes participem dos diferentes processos, os alunos então desenvolverão um produto (contido na ementa) usando as bases normativas da ABNT. Este produto resultará na avaliação escrita do componente SIP/NEI, dada pelo professor deste componente; 3º. Conduzir as apresentações, falar como os alunos deverão apresentar slides, falar em público, e se portar diante de uma banca. Pois, tudo isso é a preparação para a culminância das monografias e, finalmente da condução para a formação do docente e do pesquisador. a) organizar o formato das apresentações, seguindo ao que foi exposto no item acima (seminários, conferências, etc.) b) selecionar a ordem e escala das apresentações, marcando local, dia e hora destas; c) oportunizar toda estrutura necessária para que de fato os Seminários aconteçam, solicitando salas, equipamentos, água, documentos, atas, divulgação dos Seminários e de seus resultados, principalmente entre os professores do curso, etc.; d) estabelecer o tempo e o cronograma para cada grupo e aluno. Para que todas as equipes tenham tempo hábil, serão previstos três dias de apresentações (preferencialmente de terça a quinta-feira) para cada turma, e, que deverão acontecer nos turnos a depender do ano de entrada de cada turma; e) montar bancas de apreciação dos trabalhos orais para cada turma, fazendo seleção e convites aos professores, que devem ser três); f) organizar a documentação necessária para os membros da banca; g) controlar a freqüência; h) divulgar entre os demais professores, ao Colegiado e à Secretaria Acadêmica o conceito obtido de cada aluno nos seminários; i) computar a nota das apresentações orais dos seminários como nota da III avaliação de SIP/NEI. 5. Dos Temas Norteadores e Produtos Todos os semestres possuem temas que devem nortear o trabalho não só nas disciplinas de SIP e NEI, mas em todas as outras, o que permite, quando atentado, a realização de um trabalho efetivamente interdisciplinar: Primeiro Semestre Tema: Vernáculas = Linguagem e Significação / Estrangeiras = As linguagens e as produções sócio-culturais. Produto: Esquema e Fichamento Culminância dos trabalhos de SIP e NEI do primeiro semestre: Roteiro de Seminários Segundo Semestre Tema: Vernáculas = Linguagem e Ideologia / Estrangeiras = O código, as linguagens e as produções sócio-culturais Produto: Resumo e Resenha Culminância dos trabalhos de SIP e NEI do segundo semestre = Seminários Terceiro Semestre Tema:Vernáculas = Múltiplas linguagens / Estrangeiras = A tradução e as produções literárias na contemporaneidade Produto: Artigos Científicos Culminância dos trabalhos de SIP e NEI do terceiro semestre = Palestra ou Conferência Quarto Semestre Tema: Vernáculas = Linguagem e Sociedade / Estrangeiras = O estudo e a análise dos processos políticos, históricos e sociais das linguagens Produto: Relatórios Culminância dos trabalhos de SIP e NEI do quarto semestre = Debate ou Mesa redonda Quinto Semestre Tema:Vernáculas = Linguagem e História / Estrangeiras = O processo sistemático e comparativo entre as culturas no ensino de Língua Estrangeira Produto: Projetos de Pesquisa Culminância dos trabalhos de SIP e NEI do quinto semestre = Comunicação em congresso ou Painel Sexto Semestre Vernáculas = Linguagem e Cultura / Estrangeiras = As linguagens e as novas tecnologias Produto: Projeto de pesquisa aplicada Culminância dos trabalhos de SIP e NEI do sexto semestre = Apresentação de projeto Sétimo Semestre Vernáculas = Linguagem e Ciência / Estrangeiras = A interdisciplinaridade e o ensino de Língua Estrangeira Produto: Iniciação ao TCC Oitavo Semestre Vernáculas = Linguagem e Ensino / Estrangeiras = As novas tendências pedagógicas, tecnológicas e a prática docente Produto: TCC 6. Metodologia geral para o seminário Os seminários devem ser apresentados de forma clara, objetiva e dentro do limite de tempo previamente estabelecido. 6.1. A seqüência de apresentação dos seminários será sorteada entre os alunos. 6.2. Será um total de 6.3. O conteúdo das apresentações segue as normas da ABNT e obedece aos seguintes critérios: a) Apresentação: nome (s), orientador (es), título do trabalho b) Introdução: · tema (qual o assunto?) · justificativa (por que escolheu este tema?) · problemática (definição da questão/problema de pesquisa investigado) · objetivos (o que se pretende atingir?) · relevância (qual a importância do estudo para a sociedade, a comunidade acadêmica e envolvidos? importância do trabalho para a formação do graduando em Letras?) c) Fundamentação teórica · contribuição dos principais autores e teorias, · revisão bibliográfica sobre o assunto estudado; d) Metodologia
e) Resultados e Considerações finais
f) Referências Bibliográficas 6.4. Após a apresentação dos membros da equipe ou de grupos de alunos, uma banca (composta por três avaliadores, previamente convidados: o professor do componente sobre a temática apresentada ou orientador, um professor convidado da linha de pesquisa relacionada com a temática e um professor da área de prática pedagógica) avaliará cada equipe e cada aluno individualmente. Cada membro da banca terá o tempo de dois a cinco minutos para fazer suas considerações e entregará ao final das apresentações os documentos exigidos, incluindo nota avaliativa valendo 6.5. No julgamento dos seminários, serão observados os seguintes tópicos: dicção, postura, linguagem, dinâmica, uso da linguagem técnica, usos de maneirismos indevidos, uso de audiovisuais, organização e apresentação de slides, enquadramento no tempo determinado, motivação despertada, habilidade em responder perguntas, conhecimento aparente do assunto, seqüência e nível técnico, e tecer sugestões referentes sobre as formas e questões referentes à análise do objeto de estudo apresentado; 6.6. Será reservado o tempo de cinco minutos para a equipe ou o aluno responder às perguntas da banca; 6.7. Será reservado o tempo de cinco minutos para a equipe ou aluno responder também perguntas abertas ao público, que poderá contribuir com a avaliação da equipe ou do aluno em uma ficha colocada à disposição pela Coordenação SIP e NEI, esta ficha será validada como avaliação do aluno ouvinte; 6.8. As apresentações devem ser moderadas por um dos membros da banca sorteado antes de cada apresentação, e caberá a ele as seguintes funções: a) antes do início dos seminários entregar para cada membro da banca uma cópia da ficha de avaliação das equipes e um formulário de preenchimento da Ata de cada Seminário (fornecidas pelo coordenador do SIP/NEI) e após seu término receber dos membros da banca tais documentos assinados contendo notas avaliativas e observações; b) fazer a apresentação e o encerramento de cada seminário; c) controlar o tempo de cada apresentação, interrompendo o seminário caso a equipe ultrapasse o limite permitido (60 minutos); d) controlar equipamentos, microfones, luzes e o que se fizer necessário para que o Seminário ocorra com sucesso. 6.9. As apresentações de SIP e NEI só ocorrem até o sexto semestre, em que não estão previstas análises de trabalhos escritos por parte das bancas. O discente terá até o VI semestre para alterar o tema da sua pesquisa, nos SIP VI e SIP VII e NEI VI os alunos deverão apresentar uma proposta de projeto, que será a condução para a monografia, mas que não deixe de lado a interdisciplinaridade. Ø coordenadas pelo SIP ou NEI e pela Prática Pedagógica, os outros componentes deverão realizar um único trabalho interdisciplinar, envolvendo a relação entre os conteúdos desenvolvidos; Ø cada professor avaliará o trabalho coletivo desenvolvido pelos alunos e atribuirá nota individual ao seu componente; Ø a nota da apresentação oral dos seminários deverá, a critério de cada professor dos outros componentes do semestre, ser usada integralmente no cômputo da III avaliação, OU ser dividida com outra atividade específica de seu componente; 8. Será considerado reprovado (somente) no componente SIP ou NEI o aluno que obtiver conceito abaixo de 7,0 e/ou freqüência inferior a 75% nos seminários programados para cada semestre, ou ainda não realizar a apresentação oral. Ø Caberá à comissão de SIP e NEI avaliar solicitações de 2ª. chamadas, exercícios domiciliares ou outros casos semelhantes; Ø Diferentemente da Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas os projetos dos cursos 9. O horário e escala da realização dos seminários será fixado com antecedência, de tal forma que os graduandos e professores possam frequentá-los sem interferência em outras atividades, principalmente aulas, Tal escala deverá levar em consideração: a) o número de alunos em cada grupo (não podendo exceder a 12 alunos por dia, e no caso dos VI semestres não deve ultrapassar o número de 8 alunos por dia); b) a área de estudo (Línguística, Literatura, Prática), observando-se que mesmo nesta divisão por área, há a necessidade do olhar de cada professor representante das distintas áreas de letras, para apontar sugestões pontuais, buscando a completude da formação do aluno e da interdisciplinaridade; 10. As datas das apresentações dos seminários serão comunicadas ao Colegiado com 20 dias de antecedência. Estas deverão ocorrer na última semana de aulas, para que assim possam ser registradas as notas e repassadas a todos os professores dos componentes do semestre; 11. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de SIP e NEI; 12. Estas Normas entrarão em vigor na data de sua aprovação pelos Colegiados dos Cursos em Letras do Campus V da Uneb. |